sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Os caminhos antigos

Em Anglia, na Bretanha, Ketar aprecia um bom desjejum enquanto se diverte em ouvir o discurso de Andros que, entusiasticamente, explicava as crenças e práticas das bruxas.
Ciente de que a reação de Andros é normal, mas que a explanação dele causa desconforto nas bruxas por terem suas crenças e práticas serem expostas a uma pessoa desconhecida, segundo a interpretação de terceiros, Ketar resolve provocar e testar Andros.
- Diga-me Andros, qual a finalidade em lançar o círculo?
- Para criar um espaço sagrado.
- Mas por que é necessário consagrar a terra se esta é sagrada por ser o corpo da Deusa?
- Isso é feito para nos preparar para estar em comunhão com os Deuses Antigos.
- Por que, para fazer isso, se evoca os Guardiões das Torres se não há torre alguma aqui?
- Os Guardiões das Torres representam as quatro colunas que sustentam o mundo.
- Este é o significado mais simples. Mas todo o universo conhecido provém não de um, mas de quatro pontos de origem. Estas origens tem ligação com os Pilares Gêmeos. Por que estes enfeitam as entradas dos templos?
- Os Pilares Gêmeos são a Luz e a Sombra, o Deus e a Deusa, o Verão e o Inverno.
- Tu deves conhecer os Gêmeos como Castor e Pólux e, de onde venho, são chamados de Jacim e Boaz. Mas isso oculta a Era de Gêmeos, a época em que os Deuses Antigos se aproximaram deste mundo, trazendo consigo as sementes das almas. Antes, os Deuses Antigos eram adorados com sacrifícios de touros sagrados. Tu podes dizer por que?
- Os touros sagrados representam o poder, a força e a vitalidade que os Deuses Antigos trouxeram para este mundo.
- Também marca a Era de Touro, momento em que os Deuses Antigos e a humanidade começaram a se relacionarem. Entretanto no Egito, antes de Osíris, era adorado o Deus Carneiro Athon. Tu podes dizer por que?
- O Deus Carneiro Athon foi adorado porque a humanidade percebeu o poder do sol para o cultivo.
- Também a Era de Áries foi o momento em que surgiram os reis sagrados, as cidades urbanizadas e a mudança da humanidade de caçadores-coletores para cultivadores-criadores. Tu podes dizer por que a humanidade passará por uma era de sombras?
- Por causa do desejo da humanidade em ter um só Deus.
- Será que tu ainda não percebeste que isto também está marcado por uma constelação? Nós estamos na Era de Peixes, uma era de contendas e conflitos que durará dois mil anos até a Era de Aquário, quando a humanidade terá que escolher entre seguir em frente ou ser exterminada por causa das crenças estabelecidas.
Andros fica confuso pensando no por que as eras, que são marcadas por constelações, influem tanto na origem das coisas e na história da humanidade. Ketar ri do esforço racional de Andros, enquanto as bruxas ficam mais aliviadas em ver que Ketar é uma delas.

Nenhum comentário: